Tudo o que a sua empresa precisa saber sobre reciclagem de produtos

Tudo o que a sua empresa precisa saber sobre reciclagem de produtos 1

Você sabia que sua empresa pode fazer o descarte dos resíduos que ela produz? Isso é possível com a reciclagem de produtos. Além de reduzir o custo da sua empresa, aumenta a margem de lucro e ainda contribui para a diminuição da quantidade de lixo jogado no meio ambiente.

Quando não é possível realizar o gerenciamento dos resíduos do produto por meio da reciclagem, ele deve ser tratado e devolvido para a natureza na forma mais correta.

O que é reciclagem?

A reciclagem é um processo de reaproveitamento de um resíduo que não serve mais, de modo que se torne um produto utilizável ou matéria-prima.

Com técnicas apropriadas, esses resíduos dão origem a um produto ou matéria-prima com o intuito de diminuir os detritos acumulados na natureza e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental.

A separação correta desses resíduos pode começar a ser feita em casa ou na empresa, separando o papel, vidro, plástico, tecido e metal.

Qual a importância da reciclagem para a minha empresa?

Reciclar resíduos traz diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a parte econômica da sua empresa. Vejamos quais são os benefícios:

– Contribui com o ambiente: com a reciclagem é possível reduzir a quantidade de resíduos lançados em aterros sanitários.

– Gera lucro para sua empresa: materiais são reciclados e vendidos, logo podem gerar receita para sua empresa.

– Reduz a acumulação de resíduos: com a redução, evita-se a produção de novos materiais, com isso as árvores são poupadas e a emissão de gases diminui.

– Gera renda: os resíduos se transformarão em matéria-prima ou produto e isso gerará comercialização.

– Fortalece a marca: sua empresa ficará conhecida como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente.

Como minha empresa deve proceder para facilitar o processo de reciclagem?

Antes de qualquer coisa, você deve separar os resíduos. Vejamos como:

– Separe o lixo seco do lixo orgânico: o lixo seco são vidros, papéis e plásticos. O lixo orgânico são restos de comida.

– Amasse latinhas: latinhas de alumínio não devem ser guardadas sem serem amassadas. Amassar latinhas faz com que elas fiquem menores e, consequentemente, economiza espaço e contribui para a gestão de quem vai recebê-las.

– Diminua o volume dos resíduos: nunca amasse um resíduo de papel, em vez disso separe-os, rasgue-os e, após, empilhe-os, assim eles ocupam menos espaço e facilitam o trabalho de quem recebe esses resíduos.

– Limpe e seque as embalagens: qualquer embalagem, como garrafas, frascos ou potes, devem ser higienizados, pois os resíduos podem contaminar as embalagens e isso impedirá sua reciclagem. A limpeza também impede o mau cheiro e o acúmulo de insetos e animais.

– Separe o óleo de cozinha: o óleo de cozinha não deve ser jogado na pia. Separe-o, colocando em garrafas PET. Dessa forma, sua empresa contribui para a produção de sabão e pode lucrar com isso também.

– Separe os resíduos recicláveis: coloque-os em embalagens separadas para facilitar o transporte.

Gostou deste artigo? Se você quiser saber mais sobre reciclagem, basta acessar nosso blog!