O Tratamento de Pilhas e Baterias contribui para a Logística Reversa de sua empresa e preserva o meio ambiente do contato nocivo com esse tipo de produto.
Há diferentes tipos de pilhas e baterias e cada um merece uma atenção especial e a manipulação feita por profissionais especializados.
Separação dos componentes para Tratamento de Pilhas e Baterias
A RCRambiental separa as baterias de carros das baterias de celulares, bem como as pilhas classificadas como de uso doméstico são abertas para se separar o plástico do metal.
Plástico das pilhas
O plástico das pilhas são encaminhados para um dos nossos parceiros especializados em reciclagem desse tipo de material.
Metal
O metal é triturado em uma máquina especializada neste procedimento. As partículas são enviadas para um reator químico, que é responsável por dissolvê-las e realizar a neutralização.
É neste momento que as toxinas são eliminadas e não há mais riscos ambientais. Ele vira uma espécie de pasta.
Esta pasta entra em contato com um filtro prensa para que a parte líquida seja separada da parte sólida.
Teste Químico
O processo inicia-se com o transporte para uma estação de tratamento, onde é realizado um Teste Químico cujo objetivo é identificar qual metal está mais presente em sua composição.
Aquecimento
A próxima etapa do tratamento de pilhas e baterias é aquecer a mistura em um forno com uma temperatura superior a 1300°C, que resulta em um óxido metálico em pó.
O óxido produzido pode ser comercializado para uso em azulejos, vidros, pisos, entre outros.