Segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) realizado em 2018, o nosso país produz mais de 78 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo a grande maioria de resíduos sólidos urbanos, como lixo comum, lixo hospitalar, pneus, entre outros. Porém, a queima incorreta traz prejuízos para a natureza e para a população.
É muito comum verificarmos no Brasil o tratamento incorreto de resíduos, principalmente em regiões periféricas, como forma de eliminar o lixo produzido, onde a coleta é considerada ineficiente. Porém, o efeito ambiental dessa queima é altamente prejudicial ao ser humano.
Como exemplo, a queima de pneus pode emitir na atmosfera gases como o monóxido de carbono, benzeno, Arsênio, Cádmio, Dioxinos, entre outros. Por isso, é muito importante a incineração de forma controlada e tratada.
Entenda como funciona a incineração de resíduos sólidos e quais podem ser incinerados.
Índice
Funcionamento
A incineração de resíduos é um processo que consiste na destruição térmica por oxidação, em temperaturas que vão de 900° e pode chegar a 1250°C. O tempo de residência em que o material será incinerado, é controlado. O controle é para permitir a quebra orgânica do resíduo, de modo a reduzir o volume e diminuir o risco de toxicidade do material.
A incineração reúne cinco etapas:
- Preparação do resíduo;
- Combustão em altas temperaturas;
- Controle de poluentes que possam ir a atmosfera;
- Controle dos efluentes;
- Manuseio e encaminhamento das cinzas para o aterro classe I, específico para este fim.
A incineração é indicada também para fins de geração de energia, de forma a aproveitar parte da energia liberada no processo de queima na geração de energia térmica ou elétrica. Além disso, pode ser usado na eliminação de sobras, dando uma destinação final adequada e segura a estes resíduos.
Resíduos que podem ser incinerados
A incineração é um método eficiente, além de ser uma maneira sustentável de destinar as sobras da sua produção. Veja quais resíduos devem ser incinerados:
- Resíduos hospitalares, utilizados principalmente em necrotérios, clínicas e hospitais, dividido em dois grupos.
- O grupo A são os resíduos infectantes em potencial, como bolsa de sangue;
- Grupo B são os resíduos químicos capazes de poluir o meio ambiente, como os medicamentos para câncer, reagentes etc.;
- Defensivos agrícolas;
- Lixo comum;
- Outros.
Incinerar dentro das leis ambientais
O processo de incineração é vantajoso e deve ser feito dentro das leis ambientais brasileiras, principalmente pelos gases emitidos na queima dos resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) determina os parâmetros necessários para a incineração sem prejuízos ao meio ambiente.
Incineração na RCRambiental
A RCRambiental possui consultoria especializada para indústrias e empresa destinarem seus resíduos de forma segura, sustentável e econômica aos nossos clientes, respeitando a legislação ambiental com as melhores soluções em incineração de resíduos.