A economia circular é uma alternativa de combate ao aumento da geração de lixo e poluição. Como nada simplesmente some do planeta, a economia circular propõe um novo ciclo, infinito, para os materiais produzidos pelas indústrias. Além disso, pode ser aplicada na gestão de resíduos.
Os benefícios que a economia circular traz às empresas são variados:
• Impacto positivo no meio ambiente;
• Inovação na política ambiental;
• Crescimento econômico;
• Fortalecimento da marca;
• Parcerias corporativas.
A economia circular propõe que tudo volte a ser insumo, como o ciclo da natureza. Ao invés de utilizar cada vez mais os recursos naturais, que são finitos, as empresas podem buscar soluções ecológicas, de redução, reutilização, reciclagem e recuperação de materiais.
Índice
Gestão de resíduos recebe mais atenção
Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a indústria passou a dar mais atenção para a gestão de resíduos.
Essa política visa responsabilizar as empresas e os consumidores a buscarem destinos adequados para materiais sólidos. Reduzir a produção de resíduos diminui os gastos das empresas, evita infrações ambientais, gera lucro e fortalece a marca, que pode trabalhar essa atitude com o marketing verde.
Ou seja, gestão de resíduos gera valor.
Medidas assim são importantes. Ainda que uma parte do lixo produzido no Brasil seja reciclado, mais da metade ainda é descartado de forma inadequada. Isso equivale a mais de 30 milhões de toneladas por ano.
A utilização da economia circular vem crescendo, e é muito importante que as empresas pensem em boas soluções, pois os consumidores estão cada vez mais atentos ao posicionamento das marcas.
A aplicação da economia circular na gestão de resíduos
Gerir os resíduos produzidos pela indústria requer planejamento e um plano de ação. É preciso fazer uma análise dos produtos produzidos para que se saiba o destino correto de cada item.
Com a análise dos tipos de resíduos utilizados, há a implementação correta de uma política de gestão de resíduos. Com a economia circular a gestão de resíduos pode ser repensada e melhorada, sempre pensando na reutilização das matérias-primas.
Atentando-se aos materiais utilizados na produção de um produto é possível aplicar a economia circular.
Por exemplo, algumas peças de um eletrônico podem ser reutilizadas, enquanto outras podem ser vendidas a outra empresa, em uma parceria. Isso tornaria a produção mais barata, traria menos danos ao meio ambiente e, de quebra, causaria um efeito positivo aos olhos do consumidor.
Se a empresa não sabe qual destino correto para seus resíduos, ela precisa de ajuda. A alta produção de resíduos e a destinação inadequada geram prejuízos financeiros, mas também de imagem.
As empresas interessadas em criar um ciclo novo e moderno para a gestão de resíduos, podem contratar uma consultoria. Assim, as soluções oferecidas podem ser personalizadas, agregando valor à marca e trazendo impactos positivos ao meio ambiente.
É muito importante que as empresas atentem-se ao fluxo dos produtos e matéria-prima, para garantir o descarte adequado de resíduos. Esse conceito faz parte da logística reversa. Leia mais sobre ela em nosso blog.