Reciclagem de Cosméticos contribui para preservar os recursos naturais

reciclagem de cosméticos

A Reciclagem de cosméticos, quando possível, é uma alternativa para atender a demanda de produtos inservíveis, que se tornaram impossibilitados para comercialização regular; ou seja, em relação ao uso inicialmente projetado. Dessa forma, segregando e separando os componentes podemos minimizar as destinações com impacto ambiental positivo.

O procedimento também é conhecido como Reciclagem Química e abrange a segregação e descaracterização de embalagens de forma automatizada, sem nenhum tipo de contaminação.

Na etapa seguinte ocorre a descaracterização Organoléptica, que resulta em embalagem e produto completamente descaracterizados e preparados para outras etapas.

As etapas são realizadas com:

  • Análise prévia e criteriosa.
  • Adequado planejamento.

Tudo sempre previamente acordado com o cliente.

Hoje, vamos te ajudar a entender como é feito o passo a passo para reciclar os cosméticos.

Passo a passo da Reciclagem de Cosméticos

Quando sua empresa investe em reciclagem, a sua marca demonstra a preocupação que tem em preservar os recursos naturais e promover a conscientização coletiva.

Atualmente, a Logística Reversa contribui para melhorar a imagem das empresas diante de consumidores cada vez mais engajados em comprar de empresas sustentáveis e preocupadas com o meio ambiente.

Retirada dos produtos

O primeiro passo para a Reciclagem de Cosméticos acontece com a retirada dos produtos não comercializáveis. Esse procedimento é feito com total segurança para que seja possível proteger a marca.

Descaracterização

As embalagens são separadas, através de procedimento automatizado em equipamentos de última geração e, posteriormente, os processos químicos são realizados adequadamente em um ambiente seguro e livre de contaminações.

Os cosméticos recebem, então, a descaracterização organoléptica mais adequada, estabelecida por um profissional especialista.

Geração de novos produtos

O procedimento de Reciclagem Química possibilita, quando adequado, a utilização dos componentes que poderão ser aproveitados dentro de uma cadeia produtiva, bem como gerar economia de matérias-primas retiradas do meio ambiente.

Dados sobre o Setor de Cosméticos, Perfumes e Higiene Pessoal

A Associação Brasileira da Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) divulga, anualmente, um panorama sobre a rentabilidade do setor.

Fizemos este comparativo dos últimos 10 anos para levar em consideração que o mercado brasileiro teve fortes crescimentos durante esse período, e que quem atua no setor consegue galgar resultados satisfatórios.

Essas informações permitem também que possamos compreender que esse grande volume de produção precisa de um planejamento eficiente de reciclagem.

gráfico sobre o panorama do setor de cosméticos
Número em bilhões de Reais

Alinhar crescimento da empresa com a responsabilidade socioambiental permite que haja um equilíbrio inteligente entre lucro e preservação do meio ambiente.

Leia também: