A tecnologia invadiu nossos lares e trabalhos. Está presente em quase tudo que fazemos em nossa rotina. No entanto, tudo que consumimos precisa ter um descarte adequado para protegermos a natureza e a nossa própria saúde.
O conceito a respeito sobre o que é lixo eletrônico o define como sendo todo e qualquer tipo de equipamento/produto que, após um período de uso, é descartado por não funcionar mais ou por trocar por um mais atual.
O lixo eletrônico é um desafio ao redor do mundo. Neste artigo, você confere mais informações sobre as medidas que o Brasil tem tomado e as opções viáveis para sanar esse problema.
Índice
Exemplos sobre o que é lixo eletrônico
É comum associarmos o e-lixo, como também é conhecido o lixo eletrônico, com o descarte de computadores e celulares, porém, há uma lista mais extensa que inclui, por exemplo:
- Bateria de celular;
- HD Externo;
- Mouse;
- Pen-drive;
- Teclado;
- Impressora;
- Televisão;
- No-break.
Além disso, todos os produtos eletrônicos precisam de uma correta destinação, pois anualmente são produzidas toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo.
Lixo Eletrônico no Brasil
Seja Pessoa Física ou Jurídica é extremamente importante saber onde descartar o lixo eletrônico. Embora haja uma longa jornada para o Brasil, já que das 5.570 cidades brasileiras apenas 724 investem em coleta desse tipo de material, o Estudo Global e-Waste Monitor 2017 identificou que o nosso país é o líder em reciclagem desse tipo de lixo.
Uma das medidas que reforça esse compromisso é estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que define o que fazer com o lixo eletrônico e obriga aos importadores, comerciantes, distribuidores e fabricantes a terem medidas eficientes para não poluir o meio ambiente.
Como é feita a reciclagem do lixo eletrônico?
A Reciclagem de Eletrônicos é o meio mais eficiente para que o material produzido, e que agora está sem utilidade, possa ser tratado.
Atualmente, o lixo eletrônico pode ser reciclado das seguintes formas:
- Separação automatizada;
- Desmontagem e separação dos componentes;
- Realizar a moagem;
- Reutilizar o eletrônico.
O não tratamento implica em permitir que metais pesados sejam descartados diretamente no solo, o que atinge diretamente a água, o solo e o ar.
Locais proibidos
Com ou sem más intenções, algumas pessoas realizam o descarte de aparelhos eletrônicos em mares, praias ou colocam fogo sem nem ao menos saber os perigosos que o ato promove.
Para evitar esse tipo de situação, esses locais são proibidos para o descarte do lixo eletrônico.
Uma empresa de gestão de resíduos sabe exatamente como reciclar corretamente o e-lixo. Procure sempre pelo serviço que seja confiável.
Quero reciclar o lixo eletrônico produzido em minha empresa