Um resíduo pode ser considerado tudo aquilo que passa por um processo de transformação para ser utilizado, mas no fim, acaba perdendo a sua serventia, sendo descartado como uma sobra, um resíduo.
A gestão de resíduos tem se mostrado importante, devido ao alto crescimento econômico e tecnológico no mundo, aumentando cada vez mais a produção de resíduos e seu consequente descarte.
Índice
Vantagens da Gestão de Resíduos
Gestão de resíduos é regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010), criada pelo Ministério da Saúde, para garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos resíduos.
Dessa forma, a organização que realiza a gestão de resíduos pode ter algumas vantagens. Confira, a seguir.
1. Tenha uma empresa sustentável:
Descarte correto e o reaproveitamento de resíduos recicláveis auxiliam na diminuição de resíduos produzidos pela empresa, gerando, assim, menos poluição ou danos à saúde humana.
2. Repense o seu processo produtivo:
Repensar o processo produtivo para reduzir desperdícios, custos e aumentar a lucratividade é uma das principais vantagens que a gestão de resíduos pode permitir para o seu negócio.
3. Imagem positiva:
O uso da gestão de resíduos em seu negócio, além de cumprir com os requisitos legais e evitar multas e punições, propicia ainda uma imagem positiva para seus clientes, parceiros e comunidade.
4. Ganhe dinheiro:
A coleta seletiva permite a separação de materiais recicláveis de qualidade e que ainda podem ser comercializados. Dessa forma, a empresa pode faturar, por meio da compra e venda de resíduos.
Como posso aplicar a Gestão de Resíduos na minha empresa?
Para ter uma gestão de resíduos de forma estruturada, a sua empresa precisa seguir 4 passos. Confira:
1. Diagnóstico
É a etapa onde você vai conhecer o que a sua empresa produz de resíduos e qual é a melhor forma de tratá-los no processo de destinação final.
2. Implementação da Gestão de Resíduos
Aqui, você vai traçar qual a melhor forma para coleta, armazenamento e destinação dos seus resíduos.
3. Monitoramento
Monitoramento é importante para analisar se os resultados pretendidos anteriormente com a gestão de resíduos estão sendo obtidos.
4. Melhoria
Indicadores e a análise dos resultados são fundamentais para apontar melhorias obtidas com a gestão de resíduos ou se há a necessidade de alterações.
Por fim, se você planeja implementar uma gestão de resíduos na sua empresa, a RCRambiental pode te ajudar!
Com mais de 20 anos de experiência na gestão de resíduos, a RCRambiental é uma empresa pioneira e diferenciada no setor de sustentabilidade ambiental do Brasil.
A empresa possui como compromisso contribuir com a preservação ambiental, proteção da marca e agregar valor aos produtos inservíveis e aos resíduos de seus clientes, através de soluções completas e inovadoras. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acesse o site da RCRambiental e saiba como ter uma gestão de resíduos de qualidade em sua organização!