Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Uma necessidade para o futuro do planeta

gerenciamento de resíduos sólidos

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos é uma exigência estabelecida pela Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A Lei contribui para orientar sobre as medidas legais que as empresas devem tomar para investir em soluções viáveis em gerar hábitos saudáveis em seus ambientes corporativos.

Para compreender os principais métodos para gerenciar resíduos sólidos, você precisa saber o que os diferem dos rejeitos.

Entende-se por Resíduos Sólidos tudo que não é mais comercializado, mas possui valor econômico que permite a reciclagem ou seu reaproveitamento. Já os rejeitos não podem mais ser reaproveitados e nem reciclados.

Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos

Segundo a definição do Ministério do Meio Ambiente, a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos abrange a todas soluções que contribuem para minimizar os seus impactos ambientais, o que inclui os investimentos em Reduzi-los, Reutilizá-los e Reciclá-los (3R’s).

Ter um planejamento estratégico é o melhor caminho para gerir eficientemente os resíduos gerados por sua empresa, pois cada caso merece uma avaliação minuciosa de qual procedimento é o mais adequado.

Logística Reversa e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Falamos sobre a Logística Reversa em nosso artigo: Investir em Logística Reversa contribui com a economia e meio ambiente.

De forma resumida, trata-se de várias ações que têm como objetivo recolher os produtos e embalagens em suas fases de pós-consumo.

A lei determina que o recolhimento deva ser viabilizado pelo próprio fabricante e encaminhado para o seu próprio ciclo produtivo ou de outros.

O recolhimento é obrigatório para alguns setores, tais como:

  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor, sódio, mercúrio e luz mista.

Investimento em Gerenciamento Global de Resíduos

O ato de centralizar em uma mesma empresa toda a gestão dos resíduos sólidos é ter o comprometimento em lidar de forma mais assertiva não apenas com um dos processos, e sim com todas as etapas.

O Gerenciamento Global de Resíduos é responsável por:

  • Gerir a mão de obra qualificada;
  • Transporte dos resíduos sólidos;
  • Fornecimento de equipamentos apropriados;
  • Promover a valorização de resíduos recicláveis;
  • Ter controle operacional;
  • Emitir laudos técnicos etc.

O que parece ser complexo é facilitado por uma empresa especializada em gerir os diferentes tipos de resíduos sólidos. Com ela, torna-se possível cumprir o que se determinam as leis ambientais vigentes, bem como as diretrizes corporativas, além de enraizar uma cultura organizacional mais produtiva e o respeito aos recursos naturais.

Leia também: Logística Reversa (Pós-consumo) e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos