Responsabilidade social no âmbito das organizações já era uma pauta ascendente, contudo, o impacto da pandemia global em decorrência do coronavírus somente reforçou a importância do papel social das empresas.
Afinal, o caótico cenário contemporâneo modificou significativamente as relações sociais e basicamente todos os âmbitos da sociedade. Nesse sentido, muitas organizações precisaram reforçar suas ações ou até mesmo modificar seu posicionamento. É bastante exigente o perfil do consumidor contemporâneo, o que exige das organizações coerência em suas ações e um papel socialmente responsável que faça a diferença.
Nesse panorama, a pandemia está sendo emblemática, no que concerne à responsabilidade social das empresas.
Isso ocorre porque se trata de uma situação emergencial, na qual as empresas estão tendo que colocar em prática as ações sociais, muito além do discurso. Empresas que liberaram os funcionários para trabalho remoto e tomaram outras medidas preventivas para assegurar a integridade da equipe, por exemplo, utilizaram de bom senso e agregaram credibilidade aos negócios, consolidando o papel socialmente responsável da organização.
O cenário atual está atentando para a importância de pensar além do lucro. Algo que já estava sendo amplamente discutido, uma vez que o consumo sustentável já era uma pauta em voga antes da pandemia.
A preocupação ambiental, afinal, é um tema importantíssimo e uma pauta valiosa na contemporaneidade. A forma como as empresas lidam com a temática ambiental hoje é um grande diferencial competitivo.
No que diz respeito à sustentabilidade, saiba como aplicá-la no âmbito empresarial durante o período da pandemia.
Índice
Como aplicar a sustentabilidade nas organizações durante a pandemia?
A pandemia vigente impactou diretamente o mercado, obrigando as empresas a repensarem suas prioridades.
Primeiramente, para a sustentabilidade ser uma realidade quanto às organizações, é preciso que esta esteja atrelada à cultura organizacional. É importante que cada membro da equipe compreenda o papel social da empresa. É necessário promover campanhas para reforçar a importância da sustentabilidade.
Para isto, uma boa liderança é fundamental, uma vez que ser líder é diferente de ser chefe, afinal, um bom líder é aquele que consegue engajar sua equipe de trabalho.
Organizações precisam trabalhar em prol de um ambiente trabalhista mais consciente e colaborativo, em que o lucro não seja nem de longe o principal objetivo e cada membro da equipe deve dimensionar a importância do papel social da organização.
A realidade vigente mostrou que o mero consumo é algo totalmente supérfluo. Um momento oportuno para as organizações repensarem seus produtos e serviços, priorizando a produção de serviços que realmente façam a diferença e que não ocasionem nenhuma mazela ao meio ambiente.
Sustentabilidade diz respeito a priorizar os interesses coletivos em detrimento dos interesses individuais
Nesse cenário, é preciso repensar cada etapa de produção das empresas. Por exemplo, a reutilização e a reciclagem dos materiais são imprescindíveis. Além disso, é necessário ter consciência de que os recursos são limitados e é preciso utilizá-los de forma regrada.
O alto risco de contaminação do coronavírus prioriza a ventilação natural em detrimento do uso de ar-condicionado, por exemplo. Uma ação que ajuda a economizar energia, algo valioso também para a sustentabilidade e uma ação que deve continuar sendo adotada, mesmo após o fim da pandemia.
Neste momento, o papel das empresas é engajar seu público e alertar para a importância da sustentabilidade. É utilizar de sua visibilidade para fazer a diferença neste momento e servir como exemplo.
Não há espaço para demagogias. Por exemplo, a gestão de resíduos, mesmo no período da pandemia, deve ser realizada efetivamente. Especialmente porque, neste momento, objetos descartáveis estão sendo utilizados em demasia.
Porém, a gestão de resíduos é vital para a natureza. As organizações precisam gerenciar a quantidade de lixo que produzem, mesmo neste momento extremo, tudo para assegurar a qualidade do meio ambiente.
Empresas que têm condições para realizar investimentos, precisam aplicá-los em ações que possam ser benéficas para a sociedade. Em um momento de crise, o consumidor, cada vez mais consciente, está observando as prioridades das organizações.
Neste momento, é possível discernir as reais prioridades das organizações, analisar quem realmente está fazendo a diferença neste cenário desolador.
Tais mudanças trazidas pela pandemia são irreversíveis. Não há como retroceder em relação ao papel social das empresas, não pode ser algo realizado somente neste momento de crise.
Conheça melhor nossos serviços
Acesse a nossa página e conheça melhor os nossos serviços. Entre em contato com a nossa equipe por meio dos nossos telefones ou de nossas redes sociais.