Quando se pensa na responsabilidade ambiental das empresas, é natural que o primeiro intuito seja considerar a proteção do meio ambiente. No entanto, este conceito vai além do óbvio e engloba uma série de atividades comerciais para atender não apenas a um dever legal, como também para assumir um comprometimento com o planeta e com o futuro.
Afinal, nos últimos anos, os consumidores têm exigido cada vez mais que as organizações se tornem mais conscientes e responsáveis em relação ao ecossistema e suas similaridades. O que faz com que este aspecto venha sendo amplamente debatido nas últimas décadas e tenha se tornado um assunto importante, em diferentes segmentos.
Caso você, assim como tantos tomadores de decisões, tenha percebido que esta é uma empreitada indispensável para a sua companhia, conheça agora as principais responsabilidades que uma organização pode assumir e, acima de tudo, escolha uma causa para fazer parte da sua rotina empresarial.
Índice
Responsabilidade com as substâncias que afetam o planeta
Organizações precisam pensar nos riscos apresentados pelas substâncias perigosas que descartam no meio ambiente, como:
– Óleo;
– Produtos químicos;
– Pesticidas;
– Itens que destroem a camada de ozônio;
– Materiais radioativos;
– Solventes;
– Biocidas de equipamentos elétricos ou eletrônicos.
Por esse motivo, é fundamental que a companhia esteja ciente dos riscos ambientais que origina a partir de tudo que armazena, usa, produz ou despreza após um certo período.
Além disso, é importante certificar-se de que suas atividades comerciais não causam incômodos legais que possam afetar a saúde de alguém, como produção de:
– Fumaça;
– Ruído;
– Gases;
– Odores;
– Acumulação de lixo;
– Poluição luminosa.
Assim, se tais funções representarem uma ameaça iminente ao meio ambiente, é indispensável que a organização execute uma ação corretiva para reparar os danos. Logo, se você está no ramo de fabricação, deve cumprir a restrição do uso de certas substâncias, como o chumbo, mercúrio e cálcio.
Por sua vez, se você trabalha com equipamentos que contenham ODS ou gases fluorados, existem requisitos para garantir a prevenção, como a verificação de vazamentos e a recuperação de registros para fins de reciclagem.
Responsabilidade com a conservação e proteção da biodiversidade
Aumento das atividades humanas tem causado, durante séculos a fio, a perda de biodiversidade no mundo. Seja através da exploração de matérias-primas, do desmatamento ou até mesmo da utilização de itens de origem animal na fabricação de peças e objetos que são revendidos por empresas e indústrias.
Diante deste quadro, é indispensável que as organizações que operam perto de áreas ecológicas possam estar cientes de sua implicação para a conservação e queiram assumir responsabilidades para proteger o conjunto de espécies existentes nesta determinada região.
Vale lembrar, inclusive, que isso não se aplica apenas a indústrias terrestres, como agricultura e silvicultura, mas também a todas as fábricas, indústrias, escritórios e outras atividades comerciais baseadas em locais de biodiversidade ou próximos a elas.
Responsabilidade com a reciclagem e o desperdício
As organizações devem garantir que qualquer resíduo que produzam, como resultado de suas operações comerciais, seja armazenado com segurança, tratado adequadamente e coletado para descarte ou reciclagem por uma equipe autorizada para isso.
Dessa maneira, os regulamentos de gerenciamento de resíduos exigem que todas as empresas separem seus detritos entre: plástico, papel, metais e vidro.
Ademais, isso deve ser feito de maneira segura e protegida, para garantir que os itens sejam tratados adequadamente e que sejam coletados por uma empresa especializada, como a RCRambiental.
Nossa companhia é uma empresa pioneira no setor de sustentabilidade ambiental brasileiro. Sabe por quê? Nós acreditamos que é possível extrair valor “do lixo” e o entregamos de maneira genuína aos nossos mais de quatrocentos clientes, ao longo destes vinte anos de atuação. Acesse o nosso site para saber mais e aproveite também para ler outros textos no nosso blog.