Atualmente, graças a grande difusão de informações, mais indivíduos entendem a importância de buscar meios para uma convivência equilibrada com a natureza e o meio ambiente. Porém, alguns termos ainda podem ser confusos, criando barreiras prejudiciais na hora de colocá-los em exercício.
Índice
Entendendo os termos
Desmistificá-los torna-se importante para a manutenção do exercício de boas práticas ambientais. Pensando nisso, apresentamos dois termos sonoramente parecidos e que comumente são confundidos, mas que na prática são bem diferentes.
Reutilização
O conceito de reutilizar um item tem como objetivo evitar o seu desperdício, empregando-o para a mesma função que já exercia anteriormente ou para uma nova. Dessa forma, um objeto reutilizado não é reprocessado para se tornar outro, mas ganha nova função em seu estado atual.
Exemplos de reutilização
Exemplos de reutilização são os móveis montados a partir de pallets ou vasos feitos de garrafas pet. Em ambos os casos, os materiais utilizados ganharam nova função e evitou-se o desperdício a partir do entendimento de que um produto usado não precisa ser jogado fora, pois é possível explorar todas as suas possibilidades antes de descarta-lo.
Reciclagem
A palavra “Reciclar” diz respeito a transformar um material a partir de um novo ciclo. Assim, materiais reciclados passam por uma modificação e tornam-se um novo objeto.
Evitar desperdícios
Processo de reciclagem visa aproveitar o máximo do objeto original para a confecção de outro novo, com valor e função diferentes do inicial.
Esse também é um processo focado em evitar desperdícios, já que parte do princípio de reduzir o consumo de matérias-primas, além de contribuir para o resgate de materiais que seriam descartados no meio ambiente.
Materiais recicláveis
É possível reciclar os mais diversos tipos de materiais, como:
– Plásticos;
– Papéis;
– Metais;
– Tecidos;
– Vidro.
E sempre lembrando que cada material deve ser descartado corretamente, para que possam passar pelo processo de reciclagem.
Compostagem também é reciclagem
Outra forma de reciclagem menos conhecida é a compostagem, que consiste em promover a decomposição de resíduos orgânicos degradáveis, a partir de estímulos naturais com o objetivo de conseguir um solo rico em nutrientes minerais.
Afinal, são práticas rivais?
Apesar de serem termos diferentes, a reciclagem e a reutilização de materiais não são práticas concorrentes ou rivais. É possível praticá-las em conjunto, já que ambas contribuem para melhor destinação e aproveitamento de resíduos.
3 Rs da sustentabilidade
Os termos “reciclagem” e “reutilização” são dois dos três 3 Rs da sustentabilidade, que incluí também o verbo “reduzir”. Juntos, formam as regras de uma convivência harmônica do indivíduo e da sociedade com o meio ambiente.
Importância dos 3 Rs
O objetivo dos três Rs é deixar claro que é possível conciliar o desenvolvimento humano e a preservação da natureza, de forma que os recursos naturais sejam utilizados com sabedoria, promovendo a diminuição de desperdícios e as boas práticas ambientais.
Quer mais conteúdo?
Você busca saber mais sobre reutilização, reciclagem e aproveitamento de resíduos? Acesse o nosso blog e encontre uma gama de textos sobre as atividades ambientais da RCRambiental.