O Tratamento de Efluentes Industriais é indicado para que os resíduos gerados não poluam o meio ambiente. É um procedimento extremamente importante para conservar os recursos naturais.
Entende-se por efluentes os resíduos líquidos ou gasosos oriundos de atividades desenvolvidas dentro de unidades fabris e industriais. Esses resíduos são descartados na natureza e, para que não contaminem o solo, água e o ar, precisam receber o tratamento adequado.
A importância do Tratamento de Efluentes Industriais
A produção de produtos que supra as necessidades humanas exige um rígido controle dos efluentes, pois sem o devido tratamento eles são agentes poluidores e contaminantes.
Como cada atividade industrial gera um tipo de efluente, a análise minuciosa de qual tratamento é o mais adequado torna-se um processo crucial para garantir que as indústrias possam desenvolver suas atividades sem prejudicar o meio ambiente.
Normas e leis vigentes
A NBR 9800/97 é a norma regulamentadora que define todos os critérios para o descarte correto dos efluentes industriais.
Na década de 1990, foi assinado o Protocolo de Kyoto que regulariza o controle de emissão de gases na atmosfera. Em 1999, o Protocolo de Annapolis determinou os processos mais adequados para o descarte dos efluentes líquidos na natureza.
Motivos para tratar os efluentes industrias
As indústrias só ganham ao tratar os efluentes industriais, pois promovem a imagem de que são ambientalmente responsáveis, preocupadas com o desenvolvimento mais sustentável e economicamente é muito atrativo.
A NBR/ISO 14001 é uma importante certificação emitida a quem cumpre rigorosamente com as determinações legais.
A RCRambiental é uma empresa brasileira especializada em Logística Reversa de produtos classificados em inservíveis e resíduos industriais. A nossa prestação de serviço é completa e pioneira no país.
Para os efluentes industrias, nós oferecemos soluções completas para o envio ao destino final e o recebimento do tratamento mais adequado.